01 dezembro, 2008

MISSÃO POSSÍVEL 3: MADAGÁSCAR VI

"18h30, 25 de Novembro de 2008, Praia de Anakao

Salama!

Escrevo este texto na varanda do meu bungalow enquanto o sol se põe no mar do canal de Moçambique e uns Lemures de vez em quando se vêm sentar ao meu colo! É mais um momento privilegiado que tenho nesta viagem e motivo de reflexão.


Há 2 dias atrás estava na cidade de Morondava mais a Norte. Aproveitei um dia na cidade para preparar os passos seguintes. As opções para viajar de Morondava para sul são completamente distintas. Um avião confortável da Air Madagáscar demora 1 hora para fazer os 300 Km até a cidade de Toliara. Para o mesmo destino um camião de carga Taxi-Brousse sobre lotado de pessoas demora 30 horas seguidas.

Viajar dentro da ilha do Madagáscar é muito complicado pois as estradas são más ou simplesmente inexistentes e a pressão de manter os transportes baratos, obriga a ocupar os transportes com o dobro ou mais pessoas do que o esperado. As alternativas bastante mais caras é voar ou contratar um veículo todo terreno. Tenho a intenção de experimentar uma viagem típica do Madagáscar mas desta vez optei pelo avião agendado para o dia seguinte.


Ainda em Morondava aproveitei o dia que me restava para visitar a aldeia de pescadores a sul. Apesar de estar muito próxima, um rio sem pontes separa-a da cidade e talvez por isso mantém um aspecto muito tradicional. Foi uma visita muito interessante, com as típicas casas de madeira e palha, uma tenda-escola da UNICEF, muitos barcos de pescadores, um jogo de futebol na praia, e claro, as curiosas e simpáticas reacções das pessoas.

No regresso quase ao por de sol, ainda encontrei na praia um grupo de amigos a tocar viola e a cantar rap. Eu apresentei-me logo para trocar uns mp3 e dar umas dicas. O vocalista principal chama-se Biggy e já foi à capital gravar uns sons num estúdio. Amador mas bastante bom até, tanto que no início pensei que me estava a enganar. Ele pediu-me várias vezes que levasse a música dele para Portugal como se eu fosse empresário do mundo musical, mas acho que terá mais sorte aqui no Madagáscar.


Toliara no sudoeste do Madagáscar é um dos destinos mais turísticos do país com quilómetros de praia. Eu optei por uma zona menos visitada a sul, a praia de Anakao. Mais uma vez não existem estradas e tive que ir de barco pelo mar. À chegada fui surpreendido com uma praia e um hotel muito simples mas simplesmente adorável. Tive direito ao meu próprio bungalow literalmente em cima da praia com vista directa para o mar.

Centenas de conchas e búzios marcam os caminhos pela areia e uns simpáticos lemures de estimação brincam com os turistas. Aqui existem algumas escolas de mergulho mas decidi adiar a experiência para o norte onde existem barcos piratas afundados. Este é um sítio fantástico e calmo para descansar uns dias, mas eu vim mais para conhecer e amanhã já tenho o barco rápido marcado para partir para o Parque nacional de Isalo, um dos melhores e mais populares do Madagáscar."

- Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL 3: MADAGÁSCAR VII]