11 dezembro, 2007

MISSÃO POSSÍVEL 2: VIETNAME IX

"Depois de quase 48 horas a viajar de comboio e autocarro do Norte ao Sul do Vietname, fui recompensado com uma cidade cheia de sorrisos! Depois de um reconfortante e bem merecido duche, aproveitei as ultimas horas de luz com um passeio pelo centro de Dalat.
Os habitantes dos países que visito despertam-me sempre a curiosidade, mas o contrário também acontece muitas vezes. Durante as minhas primeiras horas em Dalat senti-me o centro das atenções das pessoas que ia encontrando. Muitos cumprimentos, muitos sorrisos, e até um pedido para me tirarem uma fotografia. Talvez a minha boa disposição por ter saído finalmente do autocarro tenha ajudado também
A região montanhosa em redor de Dalat tem um clima mais fresco devido à altitude, e talvez por esse motivo, é completamente diferente do resto do Vietname. Pareceu-me mesmo estar num país diferente. As ruas limpas contrastam com a sujidade de Saigão e tudo tem um ar arranjado. Durante a colonização, os franceses investiram neste refúgio o que deixou marcas na arquitectura dos edifícios e na forte presença de uma comunidade católica. Actualmente é o destino turístico preferido dos próprios vietnamitas, e como tal, tem algumas atracções. Talvez os estrangeiros prefiram a natureza no seu estado mais bruto, mas os vietnamitas procuram algo inédito no seu país como uma montanha russa que desce até uma cascata, um teleférico que liga duas montanhas, uma versão reduzida da Torre Eiffel, flores e estátuas por todo o lado.

Como só tinha um dia para passar em Dalat, pensei mais uma vez em alugar uma mota para visitar todos os locais. Acabei por o fazer mas desta vez com um guia-condutor. Com algum custo consegui convencer a agência a fazer dois tours num só dia e assim fazer uma caminhada pelas montanhas além das visitas aos locais mais populares. O percurso da caminhada incluiu algumas pontes de arame que parecem cenários de um filme do Indiana Jones! Muito fixe! 

No meu último dia parto bem cedo de Dalat de volta a Saigão num apinhado, mas bem rápido autocarro. Chego cedo e ainda tenho algumas horas antes de apanhar o avião. Aproveito para dar uma última volta pela cidade. Visito novamente o mercado central, bebo um leite de coco, dou mais uma vista de olhos nas lojas de produtos falseados, observo um casamento colorido com fatos tradicionais e seis lindas damas de honor, e no final sento-me no jardim central a ver os vietnamitas jogar badmington. É com muito desânimo que me despeço de tudo isto. Tento fazer um balanço da viagem, mas a única coisa que consigo pensar é na vontade de continuar a viajar…"
- Filipe Tavares

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Realmente depois do que aconteceu em Vietname é bom ver essas imagens de paz. Agora Felipe que fazes ai? Não passaria ai de jeito nenhum.

04/07/08, 09:09  

Enviar um comentário

<< Home