02 novembro, 2005

NAÇÕES E ESTADOS

A ONU reconhece actualmente 191 Estados, nações politicamente organizadas por leis próprias, que praticam os seus impostos e possuem fronteiras, exercendo poder sobre quem as cruza.

Consultando planisférios políticos de diferentes épocas constata-se que as fronteiras dos Estados sofreram diversas alterações no decorrer da história, mas não é só a sua geografia que se tem alterado, o próprio conceito tem evoluído. Desde das barreiras naturais, passando pelos elementos introduzidos pelo Homem, até algumas que apenas encontram significado em documentos não existindo qualquer evidência no local das mesmas.

Perdidos por entre as fronteiras de Estado encontram-se Homens ligados por laços históricos, culturais ou linguísticos e pelo sonho de autonomia.
Esta definição de nação, descreve um povo que se sente como tal, não depende do local no mundo onde habita mas sim do espírito nacional que os une.
Image hosted by Photobucket.com
Existem registos de mais de 300 nações que não são Estados, um exemplo é o Curdistão, é composto pela etnia curda que vive dispersa em diferentes países. É uma nação sem capital, sem equipa de desportos e sujeita às leis de cada país onde habitam os seus membros.

È curioso, a evolução do conceito de fronteira de Estado aproxima-se do significado de fronteira de nação, algo de concreto só definido em documentos e sem evidências físicas!

Com a finalidade de vos apresentar um desafio, proponho-me a construir um humilde planisfério de nações que não são Estados. Sempre que viajamos referimos Estados como destino, o repto, é que a vossa próxima viagem tenha como destino uma nação!

Estou ciente que será impossível coleccionar carimbos no passaporte, mas estou seguro que irão coleccionar algo mais importante, o conhecimento da cultura, da história e da língua destes povos sem Estado.

2 Comments:

Blogger Daniel Malafaia said...

E algumas nações ainda por cima estão sobre o controle de outras... Não é Bush?

03/11/05, 19:30  
Anonymous christian said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

16/02/11, 12:04  

Enviar um comentário

<< Home