22 novembro, 2007

MISSÃO POSSÍVEL 2: VIETNAME V

"Angkor, a capital do antigo império Khmer, é a perfeita fusão entre criatividade, ambição, e devoção religiosa. As centenas de templos que ainda hoje sobrevivem são apenas o esqueleto do centro social, religioso e político do grande império Khmer, uma cidade que teve no seu auge 1 milhão de habitantes. Angkor foi a capital durante mais de 600 anos entre 802 e 1432, e foi durante esse período que os templos foram sendo construídos. Como a construção em pedra era reservada apenas para os deuses, todas as outras sucumbiram às duras condições da selva.
Angkor é actualmente o coração e a alma do reino do Cambodja, uma fonte de inspiração e orgulho nacional. Encontra-se em todo o lado, na bandeira nacional, nos logótipos das marcas de cerveja, marcas de cigarros, e em todas as casas.
Siem Reap era apenas uma pequena aldeia quando os exploradores Franceses a descobriram. Com o controlo dos Franceses em 1907, a cidade começou a crescer à medida que os primeiros turistas foram aparecendo. Durante a guerra civil, as visitas foram suspensas mas agora é um dos maiores centros turísticos do mundo. A cidade esta cheia de hotéis, restaurantes, taxistas, e tudo mais para satisfazer os turistas. Um grande contraste de riquezas. Uma empregada de mesa confessou ter que trabalhar 2 dias para poder pagar a bebida que estava a servir. O meu condutor de Tuc-Tuc (uma mota com atrelado), consegue ganhar até 12 dólares por dia mas também confessou ter ficado uma vez durante 2 semanas sem conseguir clientes. Pela concorrência que eu vi é bem capaz de ser verdade.
Cheguei de Phnom Penh a meio do dia e rapidamente me pus à descoberta dos templos. Um táxista conseguiu convencer-me a ser meu condutor durante 3 dias. Votha é um rapaz muito simples mas foi muito dedicado e honesto. Aparentemente, na semana anterior teve ao seu serviço 5 portugueses que trabalhavam na grande companhia de telefones de Portugal! Visitei Angkor Wat ao nascer do sol. É o edifício religioso maior do mundo e o centro de Angkor. Não chegou a ser eleito como uma das novas maravilhas do mundo, mas de certeza que também merecia esse estatuto. Mais do que Angkor Wat, é todo o complexo em seu redor. São inúmeros templos num ambiente de floresta tropical, com sons de animais e muita tranquilidade apesar da invasão de turistas.
 
 
 
 
Cada visita tinha sempre alguma surpresa e era difícil parar. Em redor de Angkor, existem outros templos que também visitei. A 50km a norte, bem no meio da selva, um rio passa por cima de inscrições e esculturas do império Khmer. Mais a sul, um templo foi construído no topo de uma montanha com vista para o maior lago da Ásia, Tonlé Sap.
Terminada a minha visita viajo novamente para sul antes de me aventurar na selva remota do leste do país. Terra de aldeias indígenas, cascatas, elefantes e outros animais selvagens."

- Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL 2: VIETNAME VI]

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Valando sério que árvore é aquela, coisa incrivel. Foto única.

04/07/08, 09:32  

Enviar um comentário

<< Home