30 novembro, 2005

NAÇÕES E ESTADOS: CURDISTÃO

Existem mais de 300 nações que não são Estados, o Curdistão representa a maior etnia no mundo sem Estado, 30 milhões de pessoas que partilham uma língua comum: – o curdo, uma religião comum: - muçulmana sunita e uma história comum que se reflecte no seu sonho de autonomia.
Os Curdos resultam da miscigenação entre Turcos, Persas e Árabes, vivendo dispersos há séculos numa região montanhosa do oeste asiático, que se estende pela Turquia, Iraque, Síria, Irão, Azerbeijão e Arménia.

A maioria vive no sudoeste da Turquia e no norte do Iraque, em comunidades rurais cultivando algodão, tabaco e beterraba, criando ovelhas e fabricando tapetes. Os restantes vivem e trabalham em cidades de onde se destacam: Mahabad, Sanandaj e Bakhtaran, no Irão, Irbil, Kirkuk, Mossul e Sulaymaniyah, no Iraque, e Diyarbakir, Erzurum e Van, na Turquia.
Esta terra magnífica, fonte dos grandes rios Tigre e Eufrates, onde as estradas ligam o Mediterrâneo ao Cáucaso, possui relevo acidentado na Alta Mesopotâmia, onde se localiza o seu ponto com maior altitude, o monte Ararat, (5165m), suavizando-se até aos planaltos do norte iraquiano. O clima é belo mas severo: frio e neve no Inverno, quente no Verão.

O Curdistão nunca formou um Estado independente, mas gozou de uma autonomia relativa até 1639, momento em que o território foi repartido entre os impérios persa (Irão) e otomano. Com o desmembramento do império otomano o Curdistão foi mais uma vez dividido, entre a Turquia e o Iraque. Passando a sofrer ainda mais pressão para a perda da sua identidade através da proibição da sua língua e cultura.
 
Desde do tratado de Sévres, no final da 1.ª Guerra Mundial, que definia as fronteiras da Turquia e previa a criação de um Estado Curdo, passando pela tentativa dos Curdo iranianos de criar a efémera republica de Mahabad no decorrer da 2.ª Guerra Mundial, e pelos Curdos iraquianos que tentaram aproveitar a instabilidade da ascensão de Saddam Hussein ao poder nos anos 70 e a derrota do Iraque na Guerra do Golfo, até à recente luta do PKK na Turquia, os Curdos foram brutalmente perseguidos, experimentando tudo desde promessas quebradas, deslocação forçada, ataques com armas químicas até o próprio genocídio.

Agora entendo o velho provérbio curdo:

- Os Curdos não têm amigos a não ser as montanhas!

7 Comments:

Blogger Eliana Duarte said...

Muito interessante...é reconfortante/ importante sentir/saber que mais que as montanhas tenho amigos muito especiais.
beijo

01/12/05, 09:35  
Anonymous Anónimo said...

Companheiro,

Tenho acompanhado o AlmaNomada mas isto parece-me que perdeu algum do vigor inicial. Um passarao disse-me que nao tens tido tempo... ele ja teu fez a proposta de Marco? Pergunta-lhe.

NM (o Transmontano)

12/12/05, 02:36  
Blogger maria olimpia-Rj said...

O livro Amor em Terra de Chamas
retrata a vida de uma mulher curda, ali pude conhecer a saga do povo curdo e a sua cultura. É interessante perceber a sobrevivencia deles apesar da violência que assola o povo curdo
Maria Olimpia -RJ

30/06/08, 21:04  
Anonymous Anónimo said...

ae legal a historia
mais tem de ser feito algu neh curdos tmb são gentes

21/01/09, 21:23  
Anonymous Anónimo said...

me identifico com os curdos

08/07/09, 23:45  
Blogger luiz said...

o brasil deveria ceder alguma parte do Acre ou de Roraima ou Rondônia para que o povo curdo tenha seu próprio pais

16/03/10, 16:23  
Anonymous Anónimo said...

aqui no curdistao é o berço da umanidade nao

09/05/13, 11:51  

Enviar um comentário

<< Home