02 setembro, 2005

PONTE INTERCONTINENTAL 1

Já passaram sete meses e meio após a minha experiência na América do Sul. Durante este período o ALMA NÓMADA foi a minha janela para o mundo. Permitindo-me viajar nas minhas reflexões, nas palavras de outros viajantes e nas experiências de alguns amigos.

Estou seguro que o propósito de despertar consciências para o Mundo foi atingido. Mas o ALMA NÓMADA não se esgota neste objectivo. Possui outro, mais privado, o de ser a ponte entre as minhas viagens, suavizando a longa travessia temporal entre férias.



A importância desta ponte na minha vida, não é comparável à que a PONTE INTERCONTINENTAL entre a Europa e a Ásia teve na história da humanidade. Os antigos Romanos e Gregos, Bizantinos, Mongóis e Turcos centraram neste ponto do globo poderosos impérios, deixando as suas marcas na terra e nas tradições.

Ligando dois continentes e três mares (Egeu, Negro e Mediterrâneo), Istambul é o ponto de confluência de todos os viajantes. Aqui sentem a liberdade, de em poucos minutos alcançarem um novo continente e vislumbrar um novo mar.
A antiga Constantinopla é também o ponto de partida para a imensa TURQUIA. Pode-se seguir em direcção à parte europeia – Trácia Oriental, ou à parte asiática – Península de Anatólia e Arménia turca...

Espero que as próximas duas semanas criem uma nova ponte. E que esta aproxime a realidade turca de mim, do Filipe e de todos aqueles que despenderem alguns minutos a ler as próximas crónicas…

PRÓXIMA CRÓNICA: [PONTE INTERCONTINENTAL 2]