31 julho, 2005

HOTEL LOS NINOS


A forma mais adequada de lutar contra uma existência efémera, é ter a coragem de melhorar o Mundo.Jolanda e Titus são exemplo desta coragem.

Abro um parêntese para agradecer ao Gonçalo Cadilhe, pelo seu livro de crónicas PLANISFÉRIO PESSOAL. A partilha das suas experiências proporcionou-me vaguear pelo mundo e ter contacto com estas ALMAS destemidas.

Não existem borlas no capitalismo, existe sim a opção de despender o nosso dinheiro de forma mais solidária. Foi o que fez o Gonçalo em Cuzco, ficando alojado no Hotel Los Ninos.



Após visitarem Cuzco e aperceberem-se da miséria em que muitas crianças sobreviviam, Jolanda e Titus decidiram tomar uma atitude. Desistiram dos seus empregos na Holanda e viajaram para Cuzco. Começaram por adoptar duas crianças, chegando ao final de um ano com uma família de doze meninos.
Entretanto, com a ajuda de alguns amigos, adquiriram uma casa colonial, transformando-a no Hotel Los Ninos. De forma a contribuir para a criação de riqueza em Cuzco, prescindiram de voluntários estrangeiros, recorrendo apenas a mão-de-obra natural do Peru.

O Hotel teve sucesso e começou a dar lucro, que decidiram investir na criação da fundação: Ninos Unidos Peruanos. Esta entidade é responsável actualmente pela alimentação, assistência médica e apoio escolar de 500 crianças!

Link da ONG: www.ninoshotel.com