14 julho, 2005

BUILDING NEW HOPE

"Nunca duvides de que um pequeno grupo de cidadãos responsáveis e empenhados consiga mudar o Mundo."

O livro de crónicas, PLANISFÉRIO PESSOAL, da viagem à volta do Mundo de Gonçalo Cadilhe, surpreende-me a cada virar de página. Transmitindo a sensibilidade do autor à diferença e o seu espírito crítico face à indiferença.
De entre as crónicas que já tive oportunidade de ler, existe uma que me fez parar e pensar na insignificância dos meus projectos: “Uma Americana em Granada”.

O episódio sucedeu na cidade colonial de Granada na Nicarágua. Seguindo o conselho de outros viajantes, o Gonçalo procurou dormida na casa de hóspedes da dona Tabor. Acabando por constatar que não se tratava de uma casa de hóspedes, mas sim de uma infra-estrutura de apoio a voluntários, que apenas recebe turistas quando possui quartos vagos.
A Sr.ª Tabor de origem americana renunciou em 2002 ao conforto da sua vida, criando uma fundação com amigos, com o objectivo de abrir a escola: Los Chavalos. Aqui os miúdos de rua, sem prespectivas de futuro e por vezes afundados no mundo da droga têm uma alternativa: a educação.


www.buildingnewhope.com

O projecto funciona com o apoio de voluntários, de todo o mundo, que disponibilizam algum do seu tempo e conhecimentos em benefício destes miúdos.
No decorrer da sua estadia, o Gonçalo teve a oportunidade de conhecer alguns destes voluntários: O Diego, natural da Venezuela, que ensina artes circenses, duas voluntárias canadianas responsáveis pelas crianças mais pequenas, um mexicano responsável por aulas de culinária e uma holandesa que transmitia os seus conhecimentos de inglês.
Acredito que o Gonçalo teve de ponderar muito sobre a decisão de partir. Estou convicto da sua vontade em ficar para ajudar. A realidade é que ajudou, acedendo ao pedido da dona Tabor: “Escreve no teu jornal (Expresso) que precisamos de voluntários. Um médico que queira vir um mês de férias à Nicarágua…, …um arquitecto que possa visitar algumas favelas e sugerir maneiras de melhorar a habitabilidade…, …que me contactem, eu organizo um programa de trabalho, eu dou continuidade às ideias, …” Resultando em várias ofertas de ajuda de Portugal.

Link da ONG: www.buildingnewhope.com

1 Comments:

Blogger Eliana Duarte said...

Gostei particularmente deste capítulo e toda a história que ele encerra... é só mais um motivo para achar que tenho de viver aquele meu sonho...

Parabéns pela qualidade e sensibilidade que os teus Post's transmitem.

15/07/05, 18:39  

Enviar um comentário

<< Home