10 dezembro, 2007

MISSÃO POSSÍVEL 2: VIETNAME VIII

"A lenda diz que as ilhas de Halong Bay foram criadas por um grande dragão que vivia nas montanhas. Sempre que descia em direcção ao mar, a sua cauda criava os vales que foram preenchidos pelo mar. No final mais de 3000 ilhas ascendem sobre as aguas cor de esmeralda do golfo de Tonkin.
Em Hanoi são imensas as ofertas de excursões para esta maravilha natural, e é difícil visita-la de outra maneira. Deixei-me então levar por uma excursão de 2 dias e aproveitei o luxo para relaxar e descansar. Disseram-me varias vezes que existiam demasiados turistas em Halong Bay mas eu até gostei bastante dos barcos de madeira e de certa maneira até acho que enriquecem a paisagem. Mais uma vez o constante nevoeiro do norte não me permitiu tirar grandes fotografias mas ajudou a criar ambiente à medida que o barco navegava por entre as ilhas. Muitas delas estão recheadas de grutas naturais que no passado foram usadas como abrigos para os pescadores. Visitei uma delas e fiquei muito impressionado com a sua grandeza. Nunca tinha estado numa gruta tão grande. Ainda tive oportunidade para remar uma canoa livremente por entre as ilhas.
Os 2 dias que passei em Halong Bay foram muito calmos e agradáveis entre a paisagem espectacular, um convívio com os outros turistas, e uma tripulação muito prestável. À noite juntei-me com os guias e alguns tripulantes que jogavam cartas a dinheiro. Segundo eles não era a sério pois jogavam com apostas baixas. Foi um pouco difícil convencer o meu guia a jogar um jogo por vez dele mesmo prometendo pagar caso perdesse. Ele assistiu ao jogo com muito medo mas no final ficou muito contente com o dólar que lhe ganhei. Para não abusar mais da sorte de principiante fiquei por ali, mas o meu guia continuou a jogar e na manha seguinte confessou ter perdido quase 15 dólares. Um pouco por todo o Vietname e ainda mais no Cambodja encontrei muitos homens a jogar e o valor das apostas sempre me pareceram muito excessivos para o nível dos seus ordenados.
As mesmas formações rochosas encontram-se em Ninh Binh 100km a sul de Hanoi. A diferença é que em vez do mar, os rochedos elevam-se por entre campos de arroz. Mais um local mágico como Halong Bay. Também aqui se faz uma visita de barco mas desta vez num barco a remos. A meio pedi para experimentar e o barco alem de lento, nunca andou direito. Acabei por desistir. Para ajudar ao meu embaraço, muitas das pessoas dessa zona remam com os pés!
Mais uma vez com a ajuda de uma boa mota, percorri toda a zona rural em redor de Ninh Binh. Foi um passeio muito agradável por entre os campos de arroz, camponeses, búfalos de água, alguns templos e as formações rochosas.
Com apenas mais 4 dias de viagem, tive que planear cuidadosamente a viagem para sul de regresso a Saigão. Com 3 viagens nocturnas de comboio conseguia percorrer todo o país e durante o dia podia fazer algumas visitas interessantes na cidade Imperial de Hue, a cidade costeira de Hoi An, e a costa balnear de Nha Trang. No entanto a chegar a Hue encontrei uma autêntica tempestade que nesta altura do ano até é bastante comum. A chuva não parava e já tinha inundado as ruas da cidade. Eu já tinha visto as casas construídas sobre pilares e tinha visto as notícias das cheias mas hoje é que vi mesmo aquilo que as pessoas daqui têm de suportar. Apesar das ruas cheias, todos continuavam com as suas vidas.
O rapaz da empresa de transportes disse que quando a situação piora, ficam por vezes durante 8 dias com água dentro das casas e as pessoas ficam a espera no segundo piso. Isto aquelas que têm casas com 2 pisos! Apesar de estar bastante impressionado tinha os dias contados e decidi continuar a viagem para sul. Caminhei com a água pelo joelho até o autocarro e sai da cidade num transporte privilegiado. Hoi An encontra-se inundada também e eu decidi mudar o plano para Dalat, uma zona montanhosa não muito longe de Saigão. Lá vou desfrutar dos últimos dias da minha viagem."

- Filipe Tavares


PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL 2: VIETNAME IX]