11 novembro, 2007

MISSÃO POSSÍVEL 2: VIETNAME I

“Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”

A procura de palavras para introduzir o diário de viagem do meu amigo Filipe fez-me retroceder à sua primeira experiência a solo [
MISSÃO POSSÍVEL: CHINA]. Ao reler o texto, que tinha elaborado, constatei a dupla actualidade deste ditado: permanece-se válido para o Filipe e reflecte a oportunidade única para ressuscitar o ALMA NÓMADA.

"Após quase um ano inteiro sem tirar férias, finalmente chega a minha recompensa. 4 Semanas de férias e um bilhete de avião para o Vietname! Porque o Vietname? Muita gente me pergunta isso pois não conhece nenhum ponto de interesse turístico desse país. Pois para ser sincero, eu também ainda não conheço. Talvez não existam assim muitos, mas não são apenas os pontos turísticos que importam. Algo no Vietname cativou todos os viajantes que conheci que por lá passaram, e foi com as promessas deles do Vietname ser o pais mais interessante do sudeste asiático que o escolhi como destino. Após uma curta pesquisa sobre o país vizinho Cambodja, este rapidamente se junta ao itinerário. O Laos também parece ser muito interessante mas provavelmente será demais para tão pouco tempo.

Existe toda uma cultura, um povo, um modo de vida, uma realidade em cada país e é isso que procuro conhecer nas minhas viagens. Quando for velho, vou aproveitar as férias para descansar numa praia. Até lá ponho a mochila às costas e parto para raid à descoberta. Tenho o mundo inteiro à minha espera.
 
Preparar a mochila para a viagem já se tornou rotineiro. O clima quente tropical do Vietname permite-me levar só roupas leves. Como são muitos dias nem vale a pena levar muitas pois vou ter que lavar tudo quando for preciso. O mais importante mesmo é o passaporte, os cartões do banco, e o bilhete de avião. Os guias de viagem são também muito importantes pois contém informações essenciais sobre alojamentos, transportes, e pontos de interesse. Não esqueço nada. A mochila fica pronta e está muito leve apenas com o essencial. Dá para passar um dia inteiro com ela às costas sem me cansar.

Está na hora de ir para o Porto apanhar o avião. Um sorriso de satisfação mistura-se com muita ansiedade e alguma preocupação. Nunca tive uma viagem tão longa de 4 semanas! Ainda por cima sozinho! Mas também não é a primeira vez. Já sei que por estar sozinho, vou ter mais vontade de dar uso à minha máquina fotográfica e ao diário de viagem.

Após uma rápida escala na Alemanha, vou directo para a cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigão capital do Vietname do Sul. Durante o voo de 12 horas, vou ler cuidadosamente o guia e escolher os próximos passos."

- Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL 2: VIETNAME II]