03 dezembro, 2007

MISSÃO POSSÍVEL 2: VIETNAME VII

"De volta ao Vietname. De avião dei um grande salto para Hanoi, a capital que fica no norte do país. Os meus agasalhos que estiveram sempre no fundo da mochila, estão agora vestidos.
Ao contrário do sul, o norte tem um Inverno e está frio. A minha primeira impressão de Hanoi é de estar num pais diferente. De facto o norte e o sul estiveram separados durante 21 anos por razões políticas, mas também muito por causa das suas diferenças. O clima é diferente, existem algumas diferenças na linguagem e muitas na cultura. Apercebi-me principalmente na maneira de ser das pessoas. Pelo menos com os estrangeiros, as pessoas não são tão amigáveis como os vietnamitas do sul. E muitas das abordagens que me fizeram foi apenas no sentido de conseguir um bom negocio com um turista. Ainda assim também tenho encontrado alguns vietnamitas simpáticos e o norte guarda alguns dos locais do país mais interessantes para visitar.
 
Hanoi é uma cidade enorme. Não tem a mesma confusão de motas como Saigão mas as ruas estão cheias de vida. O antigo centro é composto de pequenas ruas ligadas ao comércio. Os seus nomes são dados conforme o tipo de produtos que são vendidos. Actualmente muitas delas podiam-se chamar "rua dos souvenirs", mas a maior parte ainda se mantêm fiel ao seu nome. É muito interessante ver uma rua cheia de sapatos, virar a esquina e encontrar imensos candeeiros chineses. Tudo se vende no centro desta cidade.
É em Hanoi que se encontra o grande monumento dedicado a Ho Chi Minh. Considerado o grande herói nacional, o seu local é visitado todos os dias por imensos Vietnamitas que prestam homenagem visitando o seu túmulo. Diariamente no teatro municipal, há a exibição de espectáculos de marionetas de água. É uma arte antiga que teve origem nos campos de arroz inundados de agua. Muito interessante mas nada que a AATMO não consiga fazer: [Link]
Depois de Hanoi, viajei ainda mais para norte para Sapa que fica perto da fronteira com a China. É uma pequena localidade que combina paisagens deslumbrantes de vales e montanhas, inclusive de Fansipan, a montanha mais alta do Vietname com 3143 metros de altitude. À semelhança da província de Mondulikiri no Cambodja, esta zona é habitada por povos minoritários, os Dzao e os H'Mong. Ambos têm uma linguagem e uma cultura próprias. Dentro deles ainda existem diferentes tribos facilmente identificáveis pelas cores das suas roupas. Existem H'Mong Brancos, Pretos, Verdes, e às Flores. Os Dzao também se dividem entre Vermelhos e Pretos.
 
 
Pela terceira vez nesta viagem, aluguei uma mota para visitar as montanhas e as diversas aldeias em redor de Sapa. Um nevoeiro sempre presente não me permitiu apreciar totalmente as paisagens, mas foi um passeio muito interessante. São principalmente as mulheres que mantêm a tradição, mas actualmente além de um fato tradicional, é também um uniforme de trabalho! Todas têm algo para vender e muitas apesar de não saberem ler nem escrever já aprenderam um bom Inglês para falar com os turistas. Em Sapa era costume haver um mercado de amor todos os sábados. Era um local de encontro onde os jovens procuravam alguém para casar. Foi-me confessado por 2 pessoas que actualmente o mercado do amor continua a existir mas completamente encenado para os turistas verem. E eles lá estão com as câmaras de vídeo e maquinas fotográficas a ver os rapazes cantar uma espécie de serenatas para as raparigas! Fiquei um pouco desiludido com todo este cenário montado em Sapa.
 
 
No segundo dia visitei o mercado de Bac Ha numa zona habitada pelos H'Mong. Gostei muito e já me pareceu ser completamente genuíno.
 
No final do dia apanhei um comboio nocturno de volta a Hanoi mas não vou ficar aqui muito tempo. Apenas aguardo algumas horas pelo transporte para a famosa Halong Bay."

- Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL 2: VIETNAME VIII]