15 janeiro, 2012

VIVER EM MOÇAMBIQUE I

Moçambique! Desde pequeno ouço falar em Moçambique. Pertenço a uma geração cujos antecessores partilharam a sua história com este país de uma ou outra maneira. Muitos nasceram, cresceram, e viveram aqui. Muitos vieram para lutar a guerra do ultra mar. Os restantes que ficaram em Portugal também não foram indiferentes com as notícias dos seus familiares e vizinhos nesta ex-colónia outrora considerada como sendo uma extensão de Portugal.

Os anos passaram e muito mudou com a independência, a guerra civil, e os últimos anos mais calmos e de lenta prosperidade. Ainda assim muitos Portugueses continuam a encontrar o seu lugar neste cantinho de África.

De todas as histórias que fui ouvindo, quase sempre encontrei um sentimento comum. Moçambique encantou, tocou, e deixou saudades a todos aqueles que por cá passaram!

Quando surgiu a oportunidade para vir trabalhar em Moçambique, fui confrontado com uma decisão difícil. Emigrar requer deixar muita coisa para trás e um outro tipo de entrega do que simplesmente viajar de férias ou em serviço. Por outro lado a experiência parecia ser igualmente aliciante e há muito que desejava uma oportunidade destas. A curiosidade particular que tinha por Moçambique acabou por virar definitivamente a balança e aqui estou!

Apesar de abrir a saga no Alma Nómada agora, não acabei de aterrar em Maputo. Desde Setembro passado que tenho vindo a conhecer o meu novo trabalho, o meu novo lar na cidade de Maputo, e a nova vida como emigrante. Depois de um início muito atribulado, eis que me sinto finalmente instalado e capaz de aproveitar plenamente a experiência.

Cidade de Maputo
São muitos os desafios profissionais e outros tantos pessoais que tenho pela frente. O meu instinto também me impele a explorar tudo o que esta região de África tem para oferecer com a sua história, a sua cultura, e a sua beleza natural. Espero partilhar aqui um pouco do que vou viver e descobrir.


Filipe Tavares


PRÓXIMA CRÓNICA: [VIVER EM MOÇAMBIQUE II]

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fico a aguardar os proximos posts. Boa estadia e bom trabalho!
Flying4

15/01/12, 08:59  
Anonymous Anónimo said...

Espero que em Moçambique, sejas bastante feliz e que apesar de estares longe da tua família e amigos, sintas que essa é uma segunda casa para ti...

Com Saudade

15/01/12, 16:09  
Anonymous Anónimo said...

Desejo-te muitas felicidades, profissionais e não menos importante pessoais. Que Moçambique também a ti te encante, toque e um dia deixe saudades...

Bjo,

16/01/12, 09:59  
Anonymous Anónimo said...

Já tinha saudades dos teus posts!

É uma nova aventura da tua vida, num país enorme que eu não conheço pessoalmente mas de que oiço dizer muito bem. Tenho a certeza de que vais gostar!

Boa sorte,
Bom trabalho,
Bons posts! ;-)

Beijos,
PCravo

23/01/12, 12:33  
Anonymous A tua fã nº1 , MJ #5 said...

VOLTAAAAA FILIPE, tenho saudades :(

02/03/12, 15:06  

Enviar um comentário

<< Home