23 novembro, 2008

MISSÃO POSSÍVEL 3: MADAGÁSCAR III

"21h15, 16 de Novembro de 2008, Miandrivazo

Salama!

Ao longo da minha longa viagem para o Madagáscar, li o meu guia de viagem e fiquei a conhecer tudo o que o país tem para oferecer. À chegada porém, a escolha não foi fácil. Todas as regiões da ilha têm algo de especial. São dezenas de parques naturais, quilómetros de praias perfeitas, 18 tribos diferentes com culturas e rituais distintos, montanhas e florestas tropicais. Tenho vontade de me aventurar sozinho nos apinhados transportes públicos até às zonas mais remotas da ilha mas acabei por optar por um início mais fácil com uma expedição organizada de 7 dias à zona oeste da ilha. A expedição inclui uma descida do rio Tsiribihina de canoa e uma visita ao parque nacional de Bemaraha.

O primeiro dia foi passado na estrada até à cidade fluvial de Miandrizavo, mas a viagem por si só já foi muito interessante o que me fez criar grandes expectativas e entusiasmo para estas férias. A capital Antananarivo está localizada na zona montanhosa do interior da ilha e as primeiras paisagens teimam num misto de verde e vermelho vivo da vegetação e da terra. Muitos campos de arroz também me fizeram lembrar a última viagem ao Vietname e Cambodja. O nosso condutor acabou por amarrar a sua porta depois desta ter aberto 2 vezes em curvas apertadas para a direita! Mais à frente também decidiu picar-se com outra carrinha por entre as curvas das montanhas! Nas pequenas cidades ao longo da estrada, viam-se vendedores de rua, táxis de carrinhos de mão, e... escuteiros, muitos escuteiros que aparentemente encontram-se e vestem todos o uniforme aos Domingos. Numa das paragens a recepção dos locais foi particularmente emocionante. Apesar da proximidade da estrada parece que foi um grande evento e a curiosidade que gerámos foi muito grande.


Após estes 3 primeiros dias, sinto que a minha viagem está verdadeiramente a começar."

- Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL 3: MADAGÁSCAR IV]