21 novembro, 2010

RÚSSIA & MONGÓLIA I

É difícil manter um blogue actualizado durante uma viagem em regiões remotas. Cortes de energia, cortes nas comunicações, computadores lentos e meio avariados, teclados estrangeiros super complicados, cyber cafés com horários reduzidos, e muita falta de tempo sempre em viagem até o próximo destino. Mais do que tudo isso, uma série de experiências à minha espera lá fora, bem mais interessantes do que a Internet.

Não era a minha intenção inicial, mas acabei por adiar a actualização do blogue para depois do regresso de mais uma aventura. Desta vez na Rússia e na Mongólia:


"11h00, 9 de Setembro de 2010, em transito no Aeroporto de Frankfurt

Vastos planaltos e desertos, desfiladeiros e montanhas brancas de neve, mais de 3 mil lagos cintilantes, um povo nómada com tradições milenárias, cavalos selvagens, templos Budistas e ruínas misteriosas, uma lendária hospitalidade. Esta é a receita da Mongólia, um enorme território árido e distante do mar no coração da Ásia. Parece-me um excelente destino para explorar!

Já faz praticamente um ano desde a minha última viagem. E apesar de neste ano já ter passado muito tempo fora de Portugal em serviço, não podia deixar de aproveitar mais uma aventura e descoberta. Desta vez não foi muito difícil escolher o destino. A Mongólia apresenta-se como uma região remota e intacta, o que bastou para aguçar a minha curiosidade.

A viagem de ida vai demorar alguns dias. O próximo voo só me leva até Moscovo e o resto vou de comboio na mais comprida linha do mundo, o Trans-Siberiano. São quase 10 mil quilómetros desde a capital até a distante costa leste da Rússia. Outra rota popular inclui um desvio para Pequim através da Mongólia. A viagem vai demorar alguns dias mas dará para ficar com um cheirinho da Rússia. Se gostar muito até posso me deixar ficar em algumas paragens. Há muitas possíveis e eu ainda não fiz as reservas do comboio.

Espero enviar boas noticias em breve."



Filipe Tavares


PRÓXIMA CRÓNICA: [RÚSSIA & MONGÓLIA II]