24 novembro, 2008

MISSÃO POSSÍVEL 3: MADAGÁSCAR V

"22h00, 22 de Novembro de 2008, Cidade Costeira de Morondava

Salama!

Hoje terminou a expedição. Há 3 dias atrás depois de trocar as canoas do rio por um todo terreno, fiz uma dura viagem por estradas de terra e lama incluindo a travessia de 2 rios até ao parque natural de Tsingy de Bemaraha.



Este parque, considerado património mundial, é das maiores e mais espectaculares áreas protegidas da ilha. A atracção principal são as formações rochosas moldadas pela água e pelo vento durante séculos. O percurso é um pouco exigente e obriga até o uso de algum equipamento de escalada, mas a paisagem e o próprio caminho vale bem a pena.


Também foi uma oportunidade para ver alguns lemures, camaleões, lagartos, centopeias gigantes entre outros animais interessantes.


Durante estes dias estive acampado perto da aldeia de Bekopaka e algum tempo livre permitiu-me travar conhecimento com algumas pessoas e conviver mais com os meus guias. No momento da partida foi muito agradável e gratificante ouvir algumas frases “Bon Voyage Monsieur Filipe”!


O longo caminho desde o parque até à cidade de Morondava passa pela avenida das árvores Baobabs. A maior e mais antiga com mais de setecentos anos, é venerada pelos habitantes que segundo o meu guia, lhe deixam oferendas para que as suas preces sejam atendidas. Ele contou-me isto enquanto apontava para algumas garrafas vazias de Coca-Cola no chão encostadas à árvore! Afinal, os Deuses não estavam assim tão loucos! Mas até faz sentido.


Entre os pedidos de esmolas, canetas, e doces, aquilo que as crianças mais me têm pedido, são as garrafas de água vazias. O pedido é quase sempre aceite e para pessoas que vivem só do que a natureza lhes oferece, qualquer lixo é novidade e pode ser usado como brinquedo ou como utensílio.

Agora de regresso a uma cidade aproveito a internet para manter o contacto, e os bancos para conseguir algum dinheiro que já andava a pedir emprestado! Amanhã vou procurar um voo para a cidade de Toliara mais a sul."


- Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL 3: MADAGÁSCAR VI]

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

DELICIOSO.

Parabéns Hélder, por manteres este espaço de partilha; parabéns Filipe pela audácia. Esta viagem do Filipe teve em mim um efeito de chapada de luva branca... Madagáscar aqui ao lado e eu, bom... o meu espírito de alma nómada necessita de ser reavivado e alimentado. Obrigada aos dois.

Boa viagem, Filipe!

26/11/08, 09:29  
Anonymous Anónimo said...

Até eu fiquei com vontade de ir conhecer esse fim do mundo! Coloca mais fotos companheiro.

01/12/08, 02:14  

Enviar um comentário

<< Home