19 agosto, 2006

“NÁ’MÉRICA CENTRAL” VIII

Bocas del Toro - Panamá - 18 de Agosto de 2006

Tudo tem um fim!
O pragmatismo desta afirmação foi crescendo nos últimos dias, atingindo hoje a sua maior dimensão.
-¨Mi queda solamente uno dia de vacaciones!¨

A última semana foi caracterizada pela passagem em diversas capitais: Tegucigalpa - Honduras, Manágua - Nicarágua e San José - Costa Rica; pela visita à cidade colonial de Granada; pela subida ao volcao Concepcion na ilha de Ometepe no lago Nicarágua e pelas viagens no meio aquático.

É um facto que tenho passado imensas horas viajando em autocarros, barcas, ferrys e lanchas, mas também é um facto que a maioria destas viagens mais se assemelha a um ¨tour¨ do que a uma simples deslocação. Quando se entra num ferry para uma viagem nocturna de 10 horas, onde metade dos passageiros instalam redes para dormir no convés ou colchões improvisados para dormir no chão, onde se tem de aguardar uma hora para que a carga de bananas e plátanos seja transferida para o ferry e onde eu acabei por dormir sobre a minha bagagem e a de outros passageiros e o Filipe optou por descansar por debaixo de um banco estando nós a viajar em primeira classe, pode-se afirmar que isto não é apenas uma deslocação entre dois locais é sim uma experiência que deixa marcas na nossa personalidade! Não pela nossa situação precária mas temporária, mas por todos aqueles que lá encontramos cumprindo mais um desafio do seu quotidiano.

Outra viagem que demonstrou que o mais importante não era o destino mas sim a deslocação para lá chegar foi a ligação por barca entre San Carlos e El Castillo. A prova desta afirmação são os cenários de selva luxuriante enriquecidos pela presença de diversas espécies de fauna, quebrados apenas por algumas habitações, que me fizeram recordar a escola primária quando em meio físico estudávamos a casa típica, e as constantes paragens para carregar ou descarregar bens assim como passageiros locais. No dia seguinte o percurso foi no sentido oposto com a particularidade de se efectuar em plena noite. Perdemos a riqueza visual do dia anterior mas ganhamos uma dose extra de adrenalina.

Como o Filipe parte para Portugal um dia depois de mim optámos por nos separar. Ele foi em busca de um vulcão em actividade e eu optei por Bocas del Toro, um arquipélago de ilhas do Panamá no Caribe, com o objectivo, já cumprido, de realizar mais dois mergulhos. Amanhã vou-me dedicar a fazer nada, praticando esta actividade numa qualquer praia da região. No final da tarde para de saturar dos bancos de autocarro, apanho um avião para a cidade do Panamá, de onde parto no domingo para Portugal.

PRÓXIMA CRÓNICA: [“NÁ’MÉRICA CENTRAL” IX]

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa Noite!

Apesar de hoje ter sido um dia cheio não pude deixar de vir ao "Alma Nómada"… à procura de novidades!
Por um lado é triste saber que as vossas férias estão a acabar... queria mais relatos! Por outro é uma alegria saber que estão de volta! Assim, podem contar pessoalmente toda a vossa aventura ;)

Aproveitem bem o final e uma boa viagem de regresso.

Saudações,
SLM

19/08/06, 22:57  
Blogger vonkrauz said...

http://graciasfidel.blogspot.com/

encontrei este blog por acaso, não sei se tem muito interesse para ti, mas pareceu interessante

um abaraço

krauz

15/09/06, 13:58  

Enviar um comentário

<< Home