Cidade do Cabo, África do Sul
Já foi há alguns meses atrás que decorreu a Africa Com, a maior feira de telecomunicações em Africa que decorre anualmente na Cidade do Cabo. Em todo o meu percurso profissional, foi a primeira vez que estive num evento destes. Foi uma experiência muito interessante embora também um pouco desapontante. A feira parecia estar repleta de vendedores e poucos compradores, não só nos stands como seria de esperar, mas também na maioria dos visitantes.
A curta estadia na Cidade do Cabo e a feira não deixou muito tempo para descobertas. Ficou a impressão de uma cidade de outro mundo, ou melhor de outro continente! É uma cidade moderna, cosmopolita, limpa, organizada, com um aspeto como nunca tinha visto em África. Tanto a cidade como a própria região estão cheias de atrações, incluindo Robben Island onde Nelson Mandela esteve preso durante 18 anos.
|
False Bay |
A história da cidade não está muito ligada aos portugueses, mas o cabo onde o Oceano Atlântico e o Oceano Índico se encontram sim. A exploração dos portugueses foi progredindo ao longo da costa ocidental de África cada vez mais para sul com relatos e mapas de novas regiões. Mas a partir desta região, os exploradores que se aventuraram não regressavam mais. Chegou-se mesmo a pensar que aqui existia um monstro que devorava as caravelas. Mito quebrado por Bartolomeu Dias que conseguiu navegar para o outro lado do cabo e regressar para contar o sucedido. Com o caminho marítimo para a Índia aberto, o Cabo das Tormentas mudou assim de nome para Cabo da Boa Esperança.
|
Cabo da Boa Esperança |
|
Cabo da Boa Esperança |
Apesar da curta estadia, ainda tive uma manhã livre antes do meu voo de regresso. Acabei por visitar precisamente o mítico cabo. Na verdade toda a península é uma reserva natural e um sítio muito interessante. Ficam aqui as fotos para demonstrar.
Filipe Tavares
PRÓXIMA CRÓNICA: [VIVER EM MOÇAMBIQUE V]
3 Comments:
Que tartaruga linda...
Muito Boa noite sr. Filipe,
O meu nome é Francisco Rodrigues e escrevo-lhe do Barreiro, Margem Sul do Tejo. Não o gostaria de incomodar, mas ao pesquisar "como é viver em Moçambique " deparei-me com o seu blog. Que já agora achei excelente!
O que me leva a incomoda-lo prende-se com a minha vontade de "re"iniciar vida em Maputo (já que isto em Portugal ...). Um amigo têm-me falado, que eu poderia aí, ter uma oportunidade de mudar o rumo da minha vida e do da minha familia, mas estou com receio de me aventurar! Sempre fui muito aventureiro, mas talvez a idade agora me esteja a amedrontar.
Vou (acho eu que vou) para Maputo já com um quarto (6.000mzn) e uma senhora que me faz comida todos os dias por 140 mzn. Isto foi-me arranjado por uma amiga de origem indiana que nasceu em Moçambique, logo as amizades que ela têm em Moçambique são a comunidade Indiana. Nem sei porque lhe conto tudo isto. Talvez por achar que se lhe contar me irá dar uma opinião sincera!
A nivel de trabalho é que estamos ligeiremente piores ":)", o meu amigo afirma arranjar três contactos nos quais posso ter uma oportunidade, pois ele já deu boas referencias minhas, no entanto é uma mão cheia de nada. Ele têm-me vindo a dar muita moral, pois acha que com a minha dinâmica mais dia menos dia hei-de me orientar.
O que lhe pergunto, se me premite, é " Como é viver em Moçambique?",
(para lá da beleza já descrita no seu Blog).
Logico que não quero pôr nenhum tipo de responsabilidade decisiva na sua opinião (se achar que a deva dar), apenas gostaria de a ouvir.
Mando-lhe o meu e-mail, francisco.rodrigues@casabocage.pt, que é da minha imobiliária (falida :) ) no caso de me querer honrar com a sua opinião. O meu site (que ainda está no ar) www.casabocage.pt.
Agradeço desde já têr lido o que lhe escrevi, ficando a aquardar uma possivel resposta.
Bem Haja
Francisco Rodrigues
Partilho das mesmas duvidas e incertezas. Como é viver em Maputo?
Estou prestes a abandonar Portugal, e Moçambique está na calha, no entanto as duvidas são imensas.
Enviar um comentário
<< Home