04 março, 2012

VIVER EM MOÇAMBIQUE IV

Cidade do Cabo, África do Sul

Já foi há alguns meses atrás que decorreu a Africa Com, a maior feira de telecomunicações em Africa que decorre anualmente na Cidade do Cabo. Em todo o meu percurso profissional, foi a primeira vez que estive num evento destes. Foi uma experiência muito interessante embora também um pouco desapontante. A feira parecia estar repleta de vendedores e poucos compradores, não só nos stands como seria de esperar, mas também na maioria dos visitantes.

A curta estadia na Cidade do Cabo e a feira não deixou muito tempo para descobertas. Ficou a impressão de uma cidade de outro mundo, ou melhor de outro continente! É uma cidade moderna, cosmopolita, limpa, organizada, com um aspeto como nunca tinha visto em África. Tanto a cidade como a própria região estão cheias de atrações, incluindo Robben Island onde Nelson Mandela esteve preso durante 18 anos.
False Bay
A história da cidade não está muito ligada aos portugueses, mas o cabo onde o Oceano Atlântico e o Oceano Índico se encontram sim. A exploração dos portugueses foi progredindo ao longo da costa ocidental de África cada vez mais para sul com relatos e mapas de novas regiões. Mas a partir desta região, os exploradores que se aventuraram não regressavam mais. Chegou-se mesmo a pensar que aqui existia um monstro que devorava as caravelas. Mito quebrado por Bartolomeu Dias que conseguiu navegar para o outro lado do cabo e regressar para contar o sucedido. Com o caminho marítimo para a Índia aberto, o Cabo das Tormentas mudou assim de nome para Cabo da Boa Esperança.
Cabo da Boa Esperança
Cabo da Boa Esperança
Apesar da curta estadia, ainda tive uma manhã livre antes do meu voo de regresso. Acabei por visitar precisamente o mítico cabo. Na verdade toda a península é uma reserva natural e um sítio muito interessante. Ficam aqui as fotos para demonstrar.

Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [VIVER EM MOÇAMBIQUE V]

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que tartaruga linda...

05/03/12, 14:02  
Anonymous Francisco Rodrigues said...

Muito Boa noite sr. Filipe,

O meu nome é Francisco Rodrigues e escrevo-lhe do Barreiro, Margem Sul do Tejo. Não o gostaria de incomodar, mas ao pesquisar "como é viver em Moçambique " deparei-me com o seu blog. Que já agora achei excelente!
O que me leva a incomoda-lo prende-se com a minha vontade de "re"iniciar vida em Maputo (já que isto em Portugal ...). Um amigo têm-me falado, que eu poderia aí, ter uma oportunidade de mudar o rumo da minha vida e do da minha familia, mas estou com receio de me aventurar! Sempre fui muito aventureiro, mas talvez a idade agora me esteja a amedrontar.
Vou (acho eu que vou) para Maputo já com um quarto (6.000mzn) e uma senhora que me faz comida todos os dias por 140 mzn. Isto foi-me arranjado por uma amiga de origem indiana que nasceu em Moçambique, logo as amizades que ela têm em Moçambique são a comunidade Indiana. Nem sei porque lhe conto tudo isto. Talvez por achar que se lhe contar me irá dar uma opinião sincera!
A nivel de trabalho é que estamos ligeiremente piores ":)", o meu amigo afirma arranjar três contactos nos quais posso ter uma oportunidade, pois ele já deu boas referencias minhas, no entanto é uma mão cheia de nada. Ele têm-me vindo a dar muita moral, pois acha que com a minha dinâmica mais dia menos dia hei-de me orientar.
O que lhe pergunto, se me premite, é " Como é viver em Moçambique?",
(para lá da beleza já descrita no seu Blog).
Logico que não quero pôr nenhum tipo de responsabilidade decisiva na sua opinião (se achar que a deva dar), apenas gostaria de a ouvir.
Mando-lhe o meu e-mail, francisco.rodrigues@casabocage.pt, que é da minha imobiliária (falida :) ) no caso de me querer honrar com a sua opinião. O meu site (que ainda está no ar) www.casabocage.pt.
Agradeço desde já têr lido o que lhe escrevi, ficando a aquardar uma possivel resposta.
Bem Haja
Francisco Rodrigues

18/04/12, 22:34  
Blogger Quartos no Estoril said...

Partilho das mesmas duvidas e incertezas. Como é viver em Maputo?
Estou prestes a abandonar Portugal, e Moçambique está na calha, no entanto as duvidas são imensas.

02/05/12, 21:12  

Enviar um comentário

<< Home