29 setembro, 2005

THE AMERICAN DREAM-CUBA XII

Publicado originalmente em:[Nelsu, uma preta!]

O 29º dia do mês de Julho de 2005 «Año de la Alternativa Bolivariana para las Américas» - A caminho de Santa Clara.
…- A caminho da estação, autocarro que mal tinha espaço para respirar. Toda a gente a suar que nem cavalos. Paguei 1 Peso Cubano, para compensar a duas viagens que fiz à borla no dia anterior;
- Estação, os cubanos para fazer uma viagem inter-provincial tem que fazer reserva no dia anterior, nós estrangeiros nem por isso. Mas pagamos 14 vezes mais... [Nelsu, uma preta! – XVIII]

O 30º dia do mês de Julho de 2005 «Año de la Alternativa Bolivariana para las Américas»
- Santa Clara, Testemunhos de "Repressão".


[Nelsu, uma preta! – XIX]

- Santa Clara, Los niños del Che.
- Hoje estou mais calmo. Tenho oportunidade de apreciar a casa de uma família composta por 8 pessoas, quatro das quais são médicos. A casa é fundamentalmente dividida em duas partes., a minha [hóspede] e deles. A minha tem todo o conforto que podem dar, a deles nem tanto e as paredes não estão pintadas;
- Passei bastante tempo com uns putos e um polícia na área limítrofe ao mausoléu de Che. Um local bem limpo, bem asseado, bem protegido. A minha máquina digital é um brinquedo fabuloso para eles. Adoravam tirar fotografias e verem-se no display; …

[Nelsu, uma preta! – XX e XXI]

-Carlos Ramos

PRÓXIMA CRÓNICA: [THE AMERICAN DREAM-CUBA XIII]