06 setembro, 2005

PONTE INTERCONTINENTAL 2

ESTA é A PRIMEIRA VEZ QUE PARTO EM VIAGEM DEPOIS DE TER INAUGURADO O ALMA NÓMADA. DURANTE ESTES MESES SOLICITEI A TODOS OS AMIGOS, QUE PARTIRAM PARA O MUNDO, CRÓNICAS PARA O BLOG. ENCONTRO-ME AGORA NA PELE DELES, E CONCLUO O QUÃO DIFÍCIL é VIAJAR E TER DE DESPENDER TEMPO PARA ESCREVER EM TECLADOS HIPER COMPLICADOS!
SORRY:)

ISTAMBUL E AS SUAS FABULOSAS MESQUITAS, (SANTA SOFIA E A MESQUITA AZUL) FORAM O PONTO DE PARTIDA PARA A TURQUIA. DE FORMA A EVITAR O STRESS DE ENCONTRARMO -NOS MUITO AFASTADOS DE ISTAMBUL, PERTO DA DATA DE REGRESSO, OPTA-MOS POR PARTIR PARA O NOROESTE DA TURQUIA (TRABZON). AQUI VISITAMOS UM MOSTEIRO ORTODOXO GREGO - A SUMELA.

APÓS DESPEDIRMO-NOS DO MAR NEGRO PARTIMOS PARA ERZURUM COM O INTUITO DE ATINGIR YUSUFELI PARA FAZER RAFTING.
A NOSSA PASSAGEM POR YUSUFELI FOI UMA DESILUSÃO. O RAFTING SÓ E VIÁVEL PARA UM GRUPO MÍNIMO DE 4 ELEMENTOS, E OS POUCOS TURISTAS QUE ENCONTRAMOS NÃO ESTAVAM COM DISPOSIÇÃO.
REFLECTIMOS E DECIDIMOS VOLTAR A ERZURUM PARA ALUGAR UM CARRO, E PARTIR PARA O NORDESTE TURCO.

O NOSSO PRIMEIRO OBJECTIVO FOI DOGUBAYAZIT. UMA CIDADE COM IDENTIDADE CURDA.
A PRESENÇA MILITAR NA REGIÃO E ENORME. PRIMEIRO DEVIDO À QUESTÃO CURDA, O MELHOR EXEMPLO é A NOSSA RECEPÇÃO NUMA LOJA LOCAL: BEM VINDOS AO CURDISTÃO!
O OUTRO FACTOR E A PROXIMIDADE DAS FRONTEIRAS COM O IRAQUE O IRÃO (35 KM) E A ARMÉNIA.
APÓS CONSULTA DO GUIA, DE OUTROS TURISTAS E DE LOCAIS SENTIMO-NOS SEGUROS A PARTIR. EM DOGUBAYAZIT VISITAMOS UM PALÁCIO DAS MIL E UMA NOITES - ISHAK PASA PALACE. DE SEGUIDA PARTIMOS PARA IGIDIR ACOMPANHADOS PELO MONTE ARARAT E AS SUAS NEVES ETERNAS.

NO PERCURSO AVISTAMOS ALDEIAS MUITO HUMILDES. SERÃO O RESULTADO DA ACTIVIDADE PRINCIPAL DOS LOCAIS, A PASTORÍCIA? DO AFASTAMENTO DOS CENTROS DE DECISÃO? OU POR SEREM CURDOS?


PRÓXIMA CRÓNICA: [PONTE INTERCONTINENTAL 3]

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá! No livro do Gonçalo Cadilhe a descrição do monte Ararat ficou gravada na minha memória como sendo algo admirável, magnífico... um lugar envolvido num certo mistério, com um toque transcendental.Estou a acompanhar tudo. Beijinhos Ri(queta)

08/09/05, 21:31  

Enviar um comentário

<< Home