10 setembro, 2005

PONTE INTERCONTINENTAL 4

10 De Setembro - Urfa Sudeste da Turquia

Os dois últimos dias foram típicos de viajantes de mochila às costas.
Ontem passamos o dia a viajar entre Erzurum e Urfa. Passamos pela cidade bastião da revolta curda dos anos 80 e 90 - Diyarbakır, e chegamos finalmente ao Médio Oriente. A arquitectura e o vestuário denunciam a proximidade da Síria.
Hoje dedicamos o dia para conhecer Urfa, local de peregrinação iraniana e a cidade bíblica de Harran.

Mas o mais interessante da nossa viagem até ao momento passou-se nos três dias que alugamos um Dómulos (uma carrinha Hyundai):

No primeiro dia acabamos num carro da polícia que nos transportou ao hospital e a uma farmácia após o Filipe acusar problemas gástricos.

No segundo dia visitamos Ani, cidade fantasma, antiga capital da Arménia que chegou a contar com cem mil habitantes. Acabamos na pequena cidade rural de Göle, hospedados em casa do casal Gurel, consequência de todos os hotéis estarem cheios.

No terceiro dia após visitarmos algumas igrejas Georgianas e aldeias super curiosas, partimos de volta para Erzurum. Os relâmpagos não anunciavam coisa boa. De noite a chover, acabamos atolados numa derrocada. Após várias tentativas para tirar o Dómulos da lama, tivemos a triste ideia de usar pedras. Acabei esmagando um dedo! Saímos dali com a ajuda de um camião e de populares. Aguardamos que desbloqueassem a estrada no café local na companhia dos nossos novos amigos. Após conhecermos o "louco presidente da junta" deslocamo-nos novamente ao local da derrocada, com uma equipa pronta a assegurar a nossa passagem. Passamos a derrocada e recebemos como presente um beijo dos locais - caticha!!! Por fim em Erzurum, ganhei quatro pontos no dedo. Medalhas de guerra!

Foram três dias cheios de peripécias e muito chá, pois em cada local que parávamos a curiosidade dos locais e a sua hospitalidade resultava num chá conjunto. POVO FABULOSO!!!

Amanhã partimos para o monte Nemrut e de seguida para a Capadócia. Salvo a minha necessidade de visitar hospitais para fazer o curativo, está tudo bem.

Saudações turcas deste país magnífico.

PRÓXIMA CRÓNICA: [PONTE INTERCONTINENTAL 5]

4 Comments:

Blogger Eliana Duarte said...

Aventureiros destemidos, venham-me "direitinhos", porque o Eco...paper está bem à vossa espera [interesseira ;))]
Estou a ver que estão a ter experiências fantásticas... e uma cicatriz cheia de história, até fica muito bem!
Cuidem um do outro (lol).
Beijos bem portugueses

11/09/05, 19:56  
Blogger Alberto Fernandes said...

Oh Helder, coitado de ti e do teu dedinho. Espero que não seja o dedo que usas para a limpeza das fossas nasais. Portem-se bem!

12/09/05, 09:13  
Anonymous Anónimo said...

Continuamos sem saber se devemos olhar de cima-a-abaixo ou de lado...
Mas a esperança de algum indício para esse enigma permanece! Que não fique por esclarecer!

Buga!
NM

12/09/05, 23:25  
Anonymous Anónimo said...

Olá!Peripécias que fazem parte do espírito aventureiro...(gostei particularmente da expressão "medalhas de guerra" e da palavra "caticha" que aparece algures referenciada aos beijos dos(as)?!?!locais).Espero que estejam bem.Cuidem-se e divirtam-se! Beijo com admiração.

13/09/05, 21:34  

Enviar um comentário

<< Home