22 setembro, 2005

THE AMERICAN DREAM-CUBA X

Publicado originalmente em:[Nelsu, uma preta!]

O 25º dia do mês de Julho de 2005 «Año de la Alternativa Bolivariana para las Américas». – “Jineteros”, I forgive you Jesus, I hope you forgive me too.

…no Lonely Planet encontro informação sobre a espécie caracterizada como “Jinetero/a”, da qual saliento as dicas para confrontar o importuno:
...Se precisar de orientação, falar com polícias, seguranças, gente envolvida no comércio, idosos, crianças;...
...Saber falar espanhol leva-nos até às pessoas reais;
Ou porque não contratar um? É garantido que se vê livre de todos os outros… [Nelsu, uma preta! - CUBA - X]
… e fui interpelado por Jesus:
- Olá! Eu chamo-me Jesus e posso-te ser muito útil!
- Está edificado pelo nome – Pensei.
- Posso-te mostrar toda La Habana, apresentar-te aos meus amigos, e amigas, … - insistiu.
- Sim, mas eu tenho que ir ao Hotel – disse.
- Não faz mal, eu acompanho-te – insistiu.
Embora tenso com tudo o que se gerava à minha volta, lembrei-me do último conselho do Lonely Planet...
...OK! Vem comigo …
[Nelsu, uma preta! – XI]

…- Repara, eu vou contigo porque quero aprender muito depressa o necessário para me desenrascar aqui. E tu para fazeres este trabalho queres contrapartidas. Vamos já acertar o valor. Quanto queres? – Perguntei.
- Diz-me tu!
- 15 Pesos Cubanos Convertíveis para todo o dia, e não pago mais nada.
- Combinado… [Nelsu, uma preta! – XII]

… Jesus, propôs-me a ir almoçar a casa cozinheiro do Hotel Nacional, pela módica quantia de 20 €/refeição [!!!!] poderia deleitar-me com os melhores manjares da Republica Cubana. Resultado … Não!!
A primeira rasteira. Fomos a casa de Ramon onde comeria por metade do preço comida “normal”, nada mal para começar. Eu pedi, Jesus pediu, eu paguei!!!...
…A tarde foi passada na casa da música, com mais propostas de “belíssimos” negócios, e a conhecer gente...
…Mais uma conta para pagar. A minha … mas também a de Jesus!!
- Ahora donde quieres ir, Carlos?
- Hotel!
- Pero los 25 €?
- Porqué los 25 €? Solo teníamos acordado 15 €.
- Porque maña vamos a comer en casa de mi familia, y tengo que comprar-la ya.
- Unh! Unh! Te los doy en la entrada del hotel.
Seguimos. Em frente ao hotel.
- Carlos, los 25 €?
- Jesus, usted rompió el “contrato” dos veces. Yo solo voy romper una vez. Adios!!!
Jesus arregalou os olhos até trás. Jesus já tinha experimentado uma cruz, e não a queria repetir. Calafrios, não? Pensei.
- Adios!... [Nelsu, uma preta! – XIII]

-Carlos Ramos

PRÓXIMA CRÓNICA: [THE AMERICAN DREAM-CUBA XI]