31 julho, 2006

“NÁ’MÉRICA CENTRAL” VI

Antigua - Guatemala 30 de Julho 21h20

Na minha memória estão imagens de vulcões, mares de águas cristalinas, tubarões e tartarugas, povos indígenas, ruínas Maias, banhos em rios no meio da selva, macacos, pelicanos, tucanos,...

A América Central está a surpreender-me, a sua beleza e sua hospitalidade tem-me proporcionado dias magníficos e imensas histórias para contar.


A minha passagem para a Guatemala foi precedida de uma pequena paragem na fronteira para conhecer as ruínas de Yaxchilán e Bonampak. Para tal tive que navegar pelo rio Usumacinto (define a fronteira do México com a Guatemala). As ruínas encontram-se rodeadas por selva criando um cenário mágico que jamais esquecerei! O descanso deste dia, cheio de emoções, aconteceu num pequeno povo indígena numa cabana no meio da selva com um pequeno rio nas traseiras.

Cruzar fronteiras é sempre algo que nos cria expectativas: - Como será do outro lado? - Será muito distinto deste país que me acabei de ambientar? Será seguro?... Mais uma hora numa barca no rio Usumacinto e surge o humilde posto de controlo da fronteira da Guatemala. Este carimbo no passaporte fez-me vislumbrar o contraste da selva densa no México com a sua total destruição na Guatemala, resultado da estratégia governamental de destruir tudo que pudesse camuflar os rebeldes no decorrer da recente sangrenta guerra civil.

Chegados a Tikal ( a minha cota de ruínas Maias está cumprida) alugámos uma tenda e preparamos tudo (mais ou menos) para acordar bem cedo para assistir ao nascer do sol neste luxuriante paraíso antropológico.


Como sempre em viagem conhecemos novas pessoas com quem criamos afinidade e partilhamos destinos. Foi o que aconteceu com Ossama mas chegou o momento de cada um seguir o seu destino. O meu é o Belize, pretendo ter também um pouco daquilo que é mais procurado em férias: praias calientes com palmeiras e zero stress. Caye Caulker é o que procuro mas para lá chegar, tenho que passar pela antiga capital deste atípico país da América Central. Aqui a maioria das pessoas é de descendência africana e a língua oficial é o Inglês. Antiga colónia inglesa possui a reduzida população de 266 mil habitantes!

Aproveitei o tempo de espera pelo Water Taxi ( Caye Caulker é uma pequena ilha protegia pela enorme barreira de coral do Belize) para cortar o cabelo num rasrtabarbeiro, não adianto pormenores!

Panajachel - Lago de Atitlán - Guatemala 30 de Julho 14h20

Finalmente justifiquei o meu investimento no curso de mergulho. Nadar com tubarões, tartarugas gigantes, moreias e peixes tropicais por entre corais e algas, no segundo maior recife de coral do mundo, foi até ao momento a minha melhor experiência nesta viagem!


O restante tempo que permaneci neste ilhéu foi na companhia de outros backpackers desfrutando das praias, da música, da vida!

Após 24 horas em barco, autocarros de "galinhas" e mini bus cheguei à antiga capital da Guatemala - Antigua. Esta cidade colonial é a base para se explorar os vulcões em redor sendo o mais impressionante e mais activo o Pacaya. Antes de partir para explorar o vulcão tive a oportunidade de assistir ao desfile de autocarros que celebravam o dia de San Critoban, padroeiro dos motoristas. Se num dia normal estes autocarros não passam despercebidos hoje muito menos!


A subida ao Pacaya ocorreu debaixo de chuva, mas quando atingimos o destino o sol cumprimentou-nos e iluminou um cenário de rios de lava e pedra vulcânica recém solidificada.


Neste momento encontro-me resguardado da chuva a planear visitar algumas aldeias indígenas nas margens do lago Atitlán e na viagem para El Salvador para me juntar ao meu novo companheiro de viagem que acabou de chegar ao Panamá.

PRÓXIMA CRÓNICA: [“NÁ’MÉRICA CENTRAL” VII]

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fico muito contente por saber que o teu companheiro de viagem chegou bem!
Continuem a dar notícias e a relatar essa vossa aventura fabulosa! Nós por cá... gostamos de saber tudo!
Que tudo corra bem,
SLM

01/08/06, 02:43  
Anonymous Anónimo said...

Tudo muito interessante, de facto, mas muito politicamente correcto! Por onde passa um portuga é preciso deixar marca... em tempos que já lá vão, por onde andávamos enterrávamos sempre o Padrão (dos Descobrimentos)! Isso sim é que é missão! Filipe, pôe ordem nisso!

Cumprimentos às Fridas!

Saudações Transmontanas
Nuno Monteiro

01/08/06, 09:49  
Anonymous Anónimo said...

Tens ai uma foto muito escura!! O flash foi à vida? Já tens os lápis?? e as gajas?? Só falas em companheiro.... Não queremos pensar coisas horrendas mas começas a não deixar grandes alternativas...... AA

01/08/06, 17:09  
Blogger Eliana Duarte said...

Olá Helderzinho! Estou absolutamente fascinada...também quero!!!!
O teu colega Ossama tem ar de boa pessoa, de quem daria um Amigo do Cáster :)
Divertam-se muiiiito e vai registando tudo para dp nos contarem!...
Eu conheço o Nuno Monteiro? vejam lá isso de "deixar marca" ... um ecologista deve evitar marcas ah!!! "não percebo onde ele quer chegar ... lol"
Portem-se!!! Beijo enorme

01/08/06, 20:46  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com a Eliana ;)
SLM

02/08/06, 03:42  
Anonymous Anónimo said...

Discordo profundamente... e nada tenho contra os ecologistas! Para ser franco, nem a favor!! Não entendo por que se sentiram atingidos... Quem falou em andar a espalhar colchões velhos e fraldas usadas pelo meio da floresta?

Para os viajantes: redireccionem as prioridades para as Fridas e não percam tempo a converter Ossamas em Amigos do Castro! Deixem-no sossegado que ele não vos fez mal nenhum!

Nuno Monteiro

02/08/06, 10:22  
Blogger Eliana Duarte said...

Ei Nuno!!!.. vou converte-te aos Amigos do Cáster ;)
Helder apresentas-me o Nuno?
Estava mesmo a brincar!...
Mesmo em absoluta euforia e loucura tu és Amigo do Cáster em grande!
Xi enorme para ti e para o Filipinho

02/08/06, 11:38  
Anonymous Anónimo said...

Se entrasses em concordância comigo... Nuno... é que era de admirar! Estou a brincar contigo!
Quanto ao Padrão dos Descobrimentos... tem apenas 50 metros de altura... provavelmente não a suficiente para "saber diferente"!
Continuação de boa viagem e um beijinho para o Filipe.
SLM

02/08/06, 12:27  
Anonymous Anónimo said...

Podiam sempre fazer uma peça escultórica na pedra vulcânica recém sulidificada, podia surgir uma obra de arte bastante interessante... :p

Beijos e resto de uma boa viagem...

Maria

02/08/06, 12:47  
Blogger Carlos Ramos said...

Ossama tem mesmo ar de se tornar num valente AdC.
Hélder belas fotos, está no bom caminho. O Filipe é que acho que está a andar rápido de mais. Do panamá directamente para El Salvador, só aí já perdeu 3 países.

Abraço a Ambos.

02/08/06, 13:24  
Anonymous Anónimo said...

Uma febre evangelizadora (ao ultrapassado estilo das Cruzadas) tomou conta desta série de comentários. Todos querem converter todos em Amigos do Castro. Nem pensar, eu penso por mim próprio! Jamais!

Voltando aos viajantes: Padrões de 50mts é ao estilo do Estado Novo e já sabemos que a Velha Senhora era mais de ostentar e parecer do que de realmente «ser»! Não se martirizem com questões de tamanho que haverá com certeza quem não se queixe!

O salto de 3 países do Filipe (foram mesmo 3!!?!?) nem merece mais comentários...

Nuno Monteiro

02/08/06, 20:09  
Anonymous Anónimo said...

Nuno não te preocupes! Apesar de ser persistente não pretendo converter-te num AdC... aliás eu tb (ainda) não sou uma amiga desse "Castro"!
Quanto ao comentário... apesar do Filipe ter perdido 3, falha (ou não) irrecuperável, tenho absoluta confiança que vai conseguir contornar a situação e... quem sabe... trazer boas novidades!
Brincadeiras à parte... a viagem parece-me deveras interessante e tenho pena de a abandonar (por tempo determinado)! Claro que é por uma boa razão.... parto eu tb em busca da minha aventura!
Espero que a viagem continue a correr bem e que se divirtam mto.
Até à próxima,
SLM

02/08/06, 21:20  
Anonymous Anónimo said...

Resiste enquanto puderes ao apelo dos que se escondem sob um manto verde...

Sei de quem passou férias na Grécia (era uma mulher) e que não mais veio a mesma(veio melhor!)... Eu sei que é de Creta que falamos! Mais uma razão, do alto das Montanhas Brancas, longe do velho Aveiro, tudo dizem que pode acontecer. Só posso torcer para que tudo corra pelo melhor!

Quanto aos outros viajantes... continuem, melhorem, mas continuem!

Nuno Monteiro

02/08/06, 23:01  
Anonymous Anónimo said...

Desta é que eu não estava à espera (hehehe)... que subtileza!
Oportunidades para ficar de frente ao minotauro... de certo não irão faltar... mas... tenho a certeza que Teseu irá aparecer do nada e me salvar!
De qualquer forma... obrigado! Estou realmente convicta que a minha aventura será do melhor.

Quanto aos restantes viajantes... sigam o exemplo do Nuno... pensem por si próprios.

Mais uma vez... continuação de boa viagem.
SLM

03/08/06, 03:06  
Anonymous Anónimo said...

Registo a minha satisfação por ver que os viajantes não têm mãos a medir para tanta procura. O vosso silêncio é disso prova. Bem haja!

Nuno Monteiro

08/08/06, 14:31  
Anonymous Anónimo said...

Então??? Não há mais relatos?
Das duas uma: ou não têm acesso à internet (porque em pleno séc. XXI tudo é possível, até mesmo não ter acesso à internet), ou as aventuras são tão intensas que não têm tempo a perder com relatos. Espero que seja o último caso, mas o Filipe que se comece a preparar para fazer em viva voz os relatos na primeira pessoa... porque nós vamos querer saber (quase) tudo!!! E claro que também queremos ver as fotos! ;-)

Desejo muitas e boas aventuras para ambos
PCravo

10/08/06, 14:55  
Anonymous Anónimo said...

Alguém poderia dar-me notícias dos meus meninos?

11/08/06, 21:30  

Enviar um comentário

<< Home