20 agosto, 2005

MISSÃO POSSÍVEL: CHINA 7

Nos arredores da cidade de Lèshãn na província de Sìchuãn, descansa sentado o Grande Buda. É uma das maiores estátuas do mundo esculpida na própria montanha. O monge budista Haitong planeou e organizou a sua construção em 713 DC. Em frente à estátua existe um rio com fortes correntes onde muitos pescadores desapareciam, e Haitong tinha esperanças que o Grande Buda os protegesse. Diz a lenda que o monge arrancou um dos seus próprios olhos como demonstração da sua determinação, e assim conseguiu sensibilizar os financiadores desta grande construção. Apesar dos seus esforços, a obra apenas foi concluída 90 anos após a sua morte.

[Grande Buda]

Estava na pousada de Chéngdu, a capital de Sìchuãn. Após uma curta conversa, um dos seus hóspedes fez-se convidado para me acompanhar à visita do Grande Buda. Era Du Tian Tian, um jovem professor chinês que também gozava as suas férias.

Além da visita ao monumento, foi uma grande oportunidade que tive de conhecer a China através de um dos seus habitantes. Começou logo ao pequeno-almoço onde um prato de noodles com carne picante contrastava com as minhas tostas e cereais. A partir daí as conversas rodaram variados assuntos sobre as nossas culturas e as suas diferenças.
[Du Tian Tian]

A montanha onde jaz o Grande Buda revelou-se um grande centro de devoção budista com inúmeros templos. Um local calmo e muito agradável apenas incomodado pelas centenas de turistas que faziam fila para ver a grande estátua. Ao longe, a sua dimensão até passa um pouco despercebida mas ao perto é que deu para ver que sou pouco maior que um dos dedos dos pés."

-Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL: CHINA 8]

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ao contrário do que tu pensas estou a acompanhar os vários episódios da Missão Possível: China! Estou a levar uma ensaboadela de história, de datas e de caramelos com nomes de porcenalas, mas não faz mal! Estou a ficar eu também entusiasmado em conhecer essa terra de doidos! E de doidas, espero! Inexplicavelmente, segundo contaste (o que eu duvido!), não fizeste o teste do corrimão! Creio ser da maior importância esclarecer isso de uma vez por todas! Estou seleccionável para uma nova missão nessas terras dos Amarelos!

NM

20/08/05, 22:46  

Enviar um comentário

<< Home