04 julho, 2005

CONHECER PARA PROTEGER 2de2

O associativismo é uma fuga ao capitalismo desenfreado, possibilitando-nos dar esperando somente em troca o enriquecimento cívico, intelectual e cultural.
Um exemplo é a Associação Amigos do Cáster , de índole ambientalista, dinamizadora de actividades tais como: – o programa de rádio semanal Hora Verde, – o suplemento jornalístico Praça Verde, – a Exposição de Espantalhos, – a mostra fotográfica Ambiente Imagens Dispersas, o Ciclone de Conferências, a Operação Solidariedade, …
Uma das actividades que maior gozo me dá participar são os Ecopasseios, responsáveis pelo contacto de algumas centenas de pessoas com locais de elevada importância ecológica que urge preservar.


Ecopasseio: Descida do Mondego

Na minha opinião, esta forma de educação ambiental, produz resultados acima da média. Os Ecopasseios permitem o contacto com a Natureza, usufruindo dela de forma relaxada, conhecendo o património cultural e melhorando as relações interpessoais. Permitem ainda verificar o melhor que a Natureza nos tem para oferecer assim como situações a rectificar.
Julgo que qualquer pessoa que chegue a uma magnífica praia fluvial e a encontre degradada ambientalmente, apercebe-se da real necessidade de utilizar de forma sustentável o património natural e incentivar a sua conservação.

Aproveito a ocasião para divulgar mais uma actividade dos Amigos do Cáster, o Eco-Ciclo-Pedi-Aqua-Paper, que pretende através de uma competição saudável dar a CONHECER locais espectaculares do nosso concelho (Ovar) a PROTEGER