SPOT ROOTS: MARROCOS 4
"A nossa curta estadia por terras marroquinas já nos permitiu constatar realidades muito distintas. A primeira cidade onde pernoitamos foi Chefchauoen, uma vila pacata onde se regista a apatia de muitos mas também o trabalho duro e pesado das gentes que se dedicam quase unicamente à terra e o que dela podem tirar. Chefchauoen vive do comércio da agricultura e dos turistas que a visitam.
De lá cruzamos alguns quilómetros de paisagens áridas e em Akchour procuramos um rio fantástico, que serviu como um refresco revigorante para a «longa» viagem até Fés.
Ao longo de 200km de muitas curvas intersectamos a ruralidade absoluta e uma pobreza aguda (em lugares mais inóspitos vê-se um marroquino a tentar vender cannabis ou um qualquer fruto, uns interagem com a nossa passagem outros mantêm o olhar perdido, outros ainda, preocupam-se em transportar água dos poços comunitários até casa. Ali vivem…).
[ENTRE RUAS E VIELAS]
Fés, significa 1 milhão de habitantes, um trânsito caótico e uma evidente diferenciação de classes. Os vendedores ambulantes irrompem a todo o instante, os pedintes também...
Os encantos não estão na «ville novelle», mas na antiga, Fés encerra a maior Medina de Marrocos. Aqui entra-se num mundo à parte, onde por entre ruas e vielas de metro e meio se vive a vida de uma forma intensa. Uma actividade comercial permanente ladeada pelo mundo do trabalho árduo e mal pago. Impressiono-me com o trabalho realizado no curtimento das peles, as tanoarias fazem-me lembrar a escravatura…Perante isto sinto-me ridícula a negociar qualquer artigo em pele, eles até podem gostar de negociar mas eu não.
Entretanto já chegámos à escaldante cidade de Marrakesh…e muito mais há a contar, mas fica para a próxima.
...................................................................................[TRABALHO ÁRDUO]
PS - enquanto escrevo este post o Hugo está no seu passatempo favorito. Aceitam-se apostas!!!
Até breve!"
- Eliana e Hugo
PRÓXIMA CRÓNICA: [SPOT ROOTS: MARROCOS 5]
3 Comments:
Será a dormir?
Portem-se mal!!!
Olá! Fantástico poder acompanhar alguns dos vossos momentos.Bem... o Huguito devia estar a tirar uma soneca , a ler ou a ouvir música ou talvez a comer uma sandocha muito "rutz" (tipo barzito do Lourenço...) Aposto mais na primeira, tal como o Helder. Beijinho e continuação de dias muito felizes.
Eu aposto, que é a ver futebol, desculpem o atraso da resposta, mas isto de tar de férias dá mto que fazer!!!
Continuação de umas boas férias.
bjo
Enviar um comentário
<< Home