02 agosto, 2005

MISSÃO POSSÍVEL: CHINA 2


"Actualmente com 13 milhões de habitantes, Pequim está cheia de contrastes. Enormes prédios, avenidas, muito transito que fazem esquecer toda a cultura tradicional da China e contrariam a ideia de ser um país em desenvolvimento. Por outro lado, existem escondidas pela cidade as Hutong's, enormes labirintos de ruas estreitas muito movimentadas pelos seus habitantes. Por fim ainda existem pequenas ilhas do "passado" que resistiram à modernização, tal como a cidade proibida, o palácio de verão, e inúmeros templos.


Hutong's

É com muita dificuldade que passeio pela cidade. Esta é simplesmente gigantesca! O que parece ser mesmo ao lado no mapa, são um bom par de km na verdadeira escala. Para complicar, apenas as ruas principais são contempladas no mapa o que torna muito difícil qualquer orientação.
Tentar comunicar com os Chineses pode ser uma tarefa muito árdua ou mesmo impossível. Poucos são aqueles que falam Inglês e mesmo os que falam, nunca o fazem fluentemente. Parece-me que na China são mesmo os turistas que fazem o esforço para aprender a segunda língua. Perguntar por direcções, ou pedir a um taxista que me leve a uma morada mesmo escrita em mandarim, não deram grandes resultados. Os transportes públicos são igualmente confusos.Resta-me vaguear pela cidade sozinho. A pé é difícil alcançar qualquer ponto de interesse. A melhor opção mesmo é alugar uma bicicleta. Toda a cidade está preparada para isso, com pistas para bicicletas quase tão grande quanto as dos carros. O trânsito é muito confuso mas todos estão habituados e todos se ajudam. Encontrar um ponto turístico pode ser difícil e demorado, mas a própria viagem até lá está cheia de surpresas.

Um estrangeiro nunca deixa os Chineses indiferentes. Quer seja pela oportunidade de negócio dos taxistas e vendedores de rua, ou apenas uns olhares curiosos. As entradas das lojas são animadas pelos próprios vendedores para angariar clientes e existem vendedores de rua por todo o lado. Quando não estão a trabalhar, muitos usam os parques e até mesmo os passeios para jogarem às cartas ou mahjong a dinheiro. Vê-se mesmo até alguns desportos mais activos como badmington, Tai Chi, entre outros. Os restaurantes são bastante melhores e mais variados do que os que se encontram em Portugal. Já trato por tu os dois pauzinhos apesar de ainda ficar cansado das mãos no final da refeição.

Crepe Chines de Rua

A nível financeiro, a China é um verdadeiro paraíso para os turistas. O alojamento pode ser tão barato quanto 3 euros. Uma garrafa de água custa apenas 20 cêntimos e uma refeição chinesa pode ser tão barata quanto 1 euro. Os transportes também são baratos. 100 Euros chegam para percorrer o país inteiro de comboio.

Hoje parto para a província de Henan, mas antes preparo-me para uma última visita na cidade, o palácio de verão. Fica a 30 km do centro e vou experimentar a minha primeira viagem de autocarro. Saio da pousada para mais esta aventura com um entusiasmo que a cidade já me habituou."

- Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL: CHINA 3]

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Filipinho! Gostei de saber notícias! Parece que por aí é mesmo tudo um "negócio da China"... comida a um euro...nem parece real. Ainda bem! Diverte-te e aproveita bem a "tua" aventura. Penso que um dia, quando olhares para trás, irás recordar esses momentos de uma forma ainda mais valorativa. Beijinho com admiração. Ri(queta)

04/08/05, 23:21  

Enviar um comentário

<< Home