05 agosto, 2005

MISSÃO POSSÍVEL: CHINA 3

"A construção da grande muralha da China teve inicio no inicio da dinastia Qin em 221 AC. A grandeza desta construção não está à vista numa simples visita de um troço da muralha. Basta pensar que mais de um milhão de pessoas trabalharam na sua construção e no final a muralha atingiu um comprimento de mais de 5000Km.



A muralha estende-se por toda a China mas a localização de Pequim torna a cidade um bom ponto de partida para uma visita. Existem vários trocos restaurados.

Numa tentativa de fugir a multidão de turistas, escolhi o troço mais longínquo e aventureiro. O grupo começou na aldeia de Jinshanling e após um percurso de 2 km finalmente atingimos uma das torres da muralha. Depois foram 10 km em direcção a Simatai onde o autocarro nos esperava 5 horas depois.
E difícil pensar que a própria muralha serviu como um meio de comunicação pela China. Foram 10 km extremamente cansativos com a muralha sempre no topo das montanhas e seguindo o contorno das mesmas. Por outro lado a paisagem e a própria muralha compensaram bem o esforço."

- Filipe Tavares

PRÓXIMA CRÓNICA: [MISSÃO POSSÍVEL: CHINA 4]