08 junho, 2005

FRONTEIRAS NA NOSSA MENTE 3

Para terminar a saga -FRONTEIRAS NA NOSSA MENTE, sugiro a visita ao Blog [Nelsu, uma preta], particularmente à saga REGIÃO DA RAIA CENTRO NORTE.

Este companheiro por terras de Trás-os-Montes, teve a oportunidade de usufruir mais alguns dias do Parque Natural do Douro Internacional e recorre ao seu Blog para partilhar os novos conhecimentos…

REGIÃO DA RAIA CENTRO NORTE [III]– ONTE NUM PUDO IR L CINEMA. UN ABRAÇO/BEISO

"[30Maio2005] Achado desta breve incursão à região da raia centro-norte, O MIRANDÊS – Talvez o aspecto mais interessante desta estirada de 5 dias foi, o meu primeiro contacto com o Mirandês. "

«No extremo nordeste de Portugal, ao longo da fronteira a sul de Alcanices, entre a ribeira de Angueira, a poente e sul, e o rio Douro, a nascente, existe um conjunto de aldeias onde as pessoas utilizam entre si duas línguas: o português e o mirandês. […] o primeiro é utilizado em qualquer circunstância; o segundo […] geralmente confinado à família às relações entre vizinhos e aldeias… [Nelsu, uma Preta]


Imagem - [Link]

"[…] Não chegaram a 24 horas a minha estadia em Miranda do Douro, talvez por isso não tenha retido mais do que esta mensagem que enviei a alguns amigos: Onte num pudo ir l cinema. Un abraço/beiso." Publicado por: Major Alvega [Nelsu, uma preta]