18 maio, 2005

“NÁ’MÉRICA” VI

Publicado por: Major Alvega, no Blog: [Nelsu, uma preta!]- Quinta-feira, Janeiro 13, 2005


La Paz [Link]

RELATO

«Boas familiares, amigos, conhecidos, e desconhecidos.Sim já estou perto do fim, só me restam 6 dias. OOOH. Loucura (des)controlada a descida de bike pela estrada mais perigosa do mundo. Realmente a adrenalina é uma "droga" muito forte pois na descida a velocidade era tanta que não me apercebi do perigo de a qualquer momento entrar no vazio de uma escarpa de 500 metros! Só quando subimos de bus é que nos apercebemos do perigo. Foi mais uma experiência fabulosa, recomendo.
No dia seguinte aproveitei a manha para sentir mais um pouco a respiração de La Paz, mercados multicolores cheios de agitação, ruas com o constante anunciar dos destinos dos colectivos e claro o famoso telemóvel com a diferença que são transportados por pessoas de colete verde e os alugam ao comum mortal! Por ultimo aproveitei para visitar o museu da COCA que embora nada de fantástico possuía muita informação sobre a mesma, uso tradicional, coca-cola, cocaína,... Pela tarde apanhei um micro para Copacabana, que é o porto de entrada para o Titicaca.
Na manha seguinte apanhei um barco mais uma malta para a ilha do Sol, onde fizemos um trilho por ruínas Incas e passamos a noite.Aventura? Aí vem ela: 11 de Janeiro bloqueio na Bolívia e no Peru. O meu objectivo: chegar a Cusco no Peru. Após a espera de várias horas e a troca constante de agências conseguimos uma companhia de autocarros peruana que com um adicional nos podia transportar. Copacabana é perto da fronteira peruana logo, até aqui não ocorreram problemas. Começamos a viajar pelo anoitecer no Peru quando passado 1/2 hora de viagem surge a primeiro bloqueio, 10 a 20 campinos interrompendo a circulação com pedra na estrada. Aí saiu o nosso guia que após alguns minutos de negociação e alguns Sol's (1 E = 4 Sol's) providenciou a nossa passagem. O problema é que surgiram 11 bloqueios semelhantes e nas estávamos fechados no autocarro com as cortinas corridas ouvindo palavras de ordem, alguns insultos (usando a palavra Gringos) e em dois casos chegaram a atirar pedras contra o autocarro. Afinal eram alguns produtores de carne a protestar contra um aumento de um imposto e que cediam a nossa passagem por 15 a 20 Sol's ! Acumulando a isto o meu leitor de MP3 já se foi! Com esta confusão toda alguém foi à minha mochila grande e gamou-o. Águas passadas à que pensar no futuro. Hoje aproveitei para organizar os meus restantes dias e para conhecer esta vela localidade chamada Cusco.Planeamento:13 Janeiro: - Tour ao valle Sagrado14, 15, 16 e 17 Jan: - Inca Trail (objectivo final desta caminhada o Machu Pichu)18 Janeiro: - Avião Cusco para Lima pela manha - Visitar por umas horas Lima - 21h 00 Avião Lima Madrid19 Janeiro - Pelo meio da tarde chego ao Porto»

IMAGENS

– Mina Potosí [Bolívia] - Imagem 1
– Viagem Potosí [Bolívia] - Imagem 2
– Bicicleta La Paz [Bolívia] - Imagem 3
– La Paz [Bolívia] - Imagem 4
– Titicaca [Peru] - Imagem 5

PRÓXIMA CRÓNICA: [“NÁ’MÉRICA” VII]